Últimas Notícias
Casa / Outras Marcas / TV Plasma, LED e LCD Qual é a diferença?

TV Plasma, LED e LCD Qual é a diferença?

Qual a diferença entre LCD, LED e TV Plasma ? Qual dessas TVs oferece uma qualidade de imagem melhor? Muita gente se pergunta isso, principalmente quando novas tecnologias e novos modelos aparecem no mercado, como as mais recentes televisões UltraHD, que por enquanto ainda estão fora do orçamento da maioria das pessoas. Afinal, um aparelho desses custa o equivalente a um carro.

Tv de Plasma:

tv de plasma tv com plasma tv plasma tvs de plasma

É a mais antiga entre as três tecnologias para os televisores de alta resolução. Nela, o princípio de funcionamento é o plasma, que gera as imagens a partir de um gás em que os elétrons são dissociados dos núcleos atômicos.

Vantagens da TV de Plasma:

– Preço mais baixo em relação às demais.

– Cada pixel é excitado individualmente conseguindo-se assim melhor qualidade de imagem com elevados contraste, brilho e cores mais vivas.

– Por não necessitarem de iluminação posterior (backlight) as TVs de Plasma são excelentes para salas escuras.

– Tendem a ser mais baratas que as TVs de LCD ou LED.

– O baixo tempo de resposta dos pixels faz com que a imagem seja nítida mesmo em cenas com movimentos rápidos.

Desvatagens da TV Plasma:

– As telas com duas camadas de vidro deixam a TV mais pesada e, por características construtivas, as TVs de Plasma raramente são encontradas em tamanhos de 32 ou menos.

– O vidro da tela tem a tendência de refletir muita luz. Algumas TVs de Plasma podem apresentar muitos reflexos em salas com janelas ou outras fontes de iluminação.

– O fósforo dos pixels pode se queimar se a imagem ficar parada por muito tempo ocasionando a perda irreparável da tela (burn-in). Entretanto as TVs atuais tendem a ser mais resistentes e ter uma vida útil de mais de 60.000 horas, superior às TVs convencionais de tubo.

– Grande consumo de energia

– Risco de marcar a tela em definitivo, com o chamado efeito “burn-in” (queima de pixels)

– Falta de opções de aparelhos que sejam Full HD.

TV LCD:

tv lcd

tv de lcd

tvs lcd

tv em lcd

As TVs de LCD (liquid crystal display) assim como os monitores de computador, utilizam cristal líquido. A tecnologia visa dar mais contraste, brilho e atualização à imagem. No entanto, apesar dos esforços recentes, os aparelhos ainda deixam a desejar nesta área.

Em relação às TVs de plasma, as de LCD consomem menos energia e não existe o risco de acontecer o “burn-in”. O LCD possibilita a fabricação de modelos pequenos e de médio porte com resolução Full HD, dando mais opções para você.

Vantagens da TV de LCD:

– Baixo consumo de energia em relação às TVs de Plasma ou tubo.

– Telas menores e mais leves.

– Melhor capacidade de suportar imagens estáticas sem queimar os pixels da tela.

– Telas pouco reflexivas podendo ser utilizadas em salas iluminadas.

Desvantagens da TV de LCD:

– Menor contraste e qualidade de imagem que as TVs de Plasma.

– Preço mais elevado que as TVs de plasma

– Tempo de resposta mais elevado do que as TVs de Plasma, o que pode deixar a imagem um pouco borrada em cenas muito rápidas. Os modelos atuais já possuem tempos de resposta inferiores a 2ms, o que é muito bom.

– Cor preta com pouca profundidade ficando acinzentada.

TV de LED

tv led

tv de led

tv em led

tvs led

A TV de LED (light-emitting diode) é composta, basicamente, por uma tela de LCD convencional iluminada por LEDs na parte de trás. Para modelos de até 55 polegadas, os televisores de LED têm uma espessura de aproximadamente 3 cm, o que os tornam bem mais enxutos que os demais.

Além do design sofisticado, o contraste e o brilho são bem melhores que os oferecidos pelo LCD. Outra vantagem é o baixo consumo de energia. Mas, tudo tem um preço e o dos televisores de LED costuma ser um pouco “salgado”.

Vantagens da TV de LED:

– A melhor qualidade de imagem entre as três opções. O contraste pode chegar a 5.000.000:1.

– O menor consumo de energia das três opções.

– Mais finas ou superfinas!

– Alguns modelos não apresentam fósforo ou outros metais pesados permitindo o descarte em lixo comum, o que torna a TV de LED a mais ecológica.

– Telas pouco reflexivas podendo ser utilizadas em salas iluminadas.

Desvantagem da TV de LED:

– O Preço é mais elevado, mas está melhorando bastante.

Conclusão:

Se você procura uma qualidade de imagem plena, com bons movimentos, contraste e cores, a melhor opção seria os televisores de Plasma. Elas oferecem benefícios para quem procura uma imagem mais nítida.

No entanto, as TVs de LED oferecem muitos outros benefícios, como o menor gasto de energia, estabilidade da imagem independente da iluminação do ambiente e, mesmo assim, imagens também muito bem definidas.

As TVs de LCD saem perdendo nesta batalha, já que são iluminadas por lâmpadas e, apesar de muitas oferecerem qualidade de imagem, há alguns pontos negativos, como a mudança do brilho na tela ou desgaste de imagem com o tempo.

De qualquer forma, na hora de comprar é sempre bom conferir minuciosamente todas as configurações da TV. Resolução de imagem, se conta com entradas e saídas desejadas, como HDMI ou áudio digital, por exemplo, de acordo com suas necessidades e desejos.

Agora para acabar de vez com a sua dúvida, deixarei um super vídeo abaixo feito pelo site Buscapé que explica as diferenças entre a TV LED, TV LCD e TV Plasma Confira!

Sobre dreadnunes

Olá, obrigado pela sua visita! Sou Blogueiro, Musico, Web Master, Técnico em informática, apaixonado por, musica, esportes, dietas, tecnologia. blogs, SEO...

um comentários

  1. Gostei do material sobre tv plasma led e lcd,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *